domingo, 19 de outubro de 2008

Descarte de pilhas e baterias

As pilhas e baterias, quando descartadas em lixões ou aterros sanitários, liberam componentes tóxicos que contaminam o solo e os cursos d’água , afetando a flora, a fauna e o homem, por isso devemos descartar da seguinte forma:

-Pilhas comuns : verifique na embalagem se elas devem ou não ser devolvidas ao fabricante para serem recicladas. As pilhas alcalinas já atendem às normas de segurança e podem ser jogadas normalmente no lixo.
-Bateria de telefone celular e telefone sem fio: as empresas fabricantes devem informar no manual a maneira de descarte correta. As baterias de níquel-cádmio (Ni-Cd) não devem ser jogadas no lixo e sim devolvidas ao seu fabricante. Entre em contato com o fabricante para saber como proceder. As baterias de níquel-metal-hidreto (Ni-MH) e lítio-ion (Li-Ion) podem ser jogadas no lixo.
- Quanto ao restante de aparelhos eletrônicos em geral, os fabricantes devem facilitar a troca de pilhas e baterias e facilitar o acesso à elas. Em caso de dúvida entre em contato com o fabricante.

Problemas com a contaminação no meio ambiente :

Em contato com a água e outros organismos vivos, os metais que compõem esses produtos formam uma cadeia de contaminação.

As pilhas causam impacto ambiental maior na zona rural, já que são bastante utilizadas pelos moradores do interior.

Problemas com a contaminação dos seres vivos :

Mercúrio: Distúrbios renais e neurológicos, mutações genéticas, e alterações no metabolismo e deficiências nos órgãos sensoriais (tremores, distorções da visão e da audição).
Cádmio: Agente cancerígeno e que pode causar danos ao sistema nervoso.Se acumula, principalmente, nos rins, fígado e nos ossos; provoca dores reumáticas e miálgicas, distúrbios metabólicos que levam à osteoporose, disfunção renal e câncer.
Chumbo: Gera perda de memória, dor de cabeça, irritabilidade, tremores musculares, lentidão de raciocínio, alucinação, anemia, depressão, insônia, paralisia, salivação, náuseas, vômitos, cólicas, perda do tônus muscular, atrofia e perturbações visuais, e hiperatividade.

Reciclagem :

Para a reciclagem, as pilhas e baterias são desencapadas e seus metais queimados em fornos industriais de alta temperatura, dotados de filtros que impedem a emissão de gases poluentes. No processo são obtidos sais e óxidos metálicos, que são utilizados na indústria de refratários, vidros, tintas, cerâmicas e química em geral, sem riscos às pessoas e ao ambiente.


Cristiana Caroline Villas Bôas nº02 8ºJL

Um comentário:

Camila disse...

Parabéns! Ficou muito legal! Me ajudou muito..