sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Descarte de pilhas e baterias

Pilhas e baterias que contenham em suas composições chumbo, cádmo, mercúrio e seus compostos, quando necessárias ao funcionamento de qualquer tipo de aparelho, seja ele veículo, sistema ou eletro-eletrônico, após seu esgotamento energético, deverão ser entregues pelos usuários aos estabelecimentos que as comercializam ou na rede de assistência técnica para que os mesmos repassem esse material para seus respectivos fabricantes ou responsáveis cabendo à eles o dever de adotar de forma direta ou não, os procedimentos de reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final ambientalmente adequadas.
Ao receber o material deverá ser providenciado acondicionamento e armazenagem corretos, obedecidas as normas ambientais e de saúde pública, até o efetivo repasse ao fabricante ou o responsável.
Quando as pilhas são depostas no solo e ao longo do tempo se vão deteriorando, os seus componentes espalham-se e infiltram-se provocando a contaminação dos solos e podendo mesmo atingir os lençóis freáticos. O tempo de permanência dos metais pesados no solo é elevadíssimo, dando-se ao longo de muitos anos a incorporação na cadeia alimentar com consequências, por exemplo, ao nível da toxicidade dos metais. Particularmente, no processo de compostagem, a presença das pilhas reduz significativamente a qualidade do adubo orgânico, podendo inclusivamente inviabilizar a sua utilização para a agricultura devido ao excesso dos metais pesados.
Metais como o chumbo podem provocar doenças neurológicas; o cádmio afeta condição motora, assim como o mercúrio. É evidente que este assunto está em permanente pesquisa e a presença destes produtos está sendo reduzida, alem disso , causam desde enfraquecimento ósseo ate perda da visão e olfato.

Raiza A. Setin - n 25

Nenhum comentário: