quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Energia Eólica

Resumo da Reportagem:
A energia eólica pode ser uma alternativa de produção de energia, pois não é poluente e consegue atender de pequenos povoados até os grandes centros.
Segundo o prof. Jorge Ale o Brasil deve investir no crescimento de energia eólica, pois possui parques industriais que o favorece.
Para a enrgia eólica ter sucesso é necessario um recurso de qualidade e o incentivo da população.
Esses recursos eólicos precisam de futuro para assim permitirem a fabricação de aerogeradores para então baixar o custo do produto.
Em países como Alemanha, EUA, Dinamarca e Espanha que já tem a tecnologia bem desenvolvida, estabeleceram metas de suprir 10% da energia eólica de todo o consumo do "velho-mundo".
"As usinas eólicas contribuem com 0,25% da capacidade de geração do país".

O que é?
A energia eólica é a energia cinética do deslocamentos de massas de ar, gerados pelas diferenças de temperatura na superfície do planeta. Resultado da associação da radiação solar incidente no planeta com o movimento de rotação da terra, fenômenos naturais que se repetem. Por isso é considerada energia renovável.
Como funciona?
Os moinhos de vento foram inventados na Pérsia no século V para bombear água para irrigação. Os mecanismos básicos de um moinho de vento não mudaram desde então: o vento atinge uma hélice que ao movimentar-se gira um eixo que impulsiona uma bomba, uma moenda ou, em tempos mais modernos, um gerador de eletricidade. As hélices de uma turbina de vento são diferentes das lâminas dos antigos moinhos porque são mais aerodinâmicas e eficientes. Seu movimento ativa um eixo que está conectado ao gerador de eletricidade.

Lívia Mirella Mengar - nº12 - 8ºJL

Um comentário:

Unknown disse...

Atividade realizada com sucesso