segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Aterros Sanitários

O que é?
Um aterro sanitário e uma "instalação de eliminação utilizada para a deposição controlada de resíduos acima ou abaixo da superfície natural" em que os resíduos são lançados ordenadamente e cobertos com terra ou material similar
Construção:
A base do aterro sanitário deve ser constituída por um sistema de drenagem de efluentes líquidos percolados (chorume) acima de uma camada impermeável de polietileno de alta densidade - PEAD, sobre uma camada de solo compactado para evitar o vazamento de material líquido para o solo, evitando assim a contaminação de lençóis freáticos. O chorume deve ser tratado e/ou recirculado (reinserido ao aterro) causando assim uma menor poluição ao meio ambiente. Seu interior deve possuir um sistema de drenagem de gases que possibilite a coleta do biogás, que é constituído por metano, gás carbônico(CO2) e água (vapor), entre outros, e é formado pela decomposição dos resíduos.
Operação:
A recepção dos resíduos inicia-se com a entrada do veículo (viatura em Portugal) de transporte de resíduos no aterro sanitário e a pesagem na balança. Depois de feito o controle na entrada e efetuada a pesagem, o veículo desloca-se até à zona de deposição, avança até à frente de trabalho, procedendo à descarga dos resíduos. Em seguida, o veículo passa pela unidade de lavagem dos rodados (quando houver) e é novamente pesado para a obtenção da tara, de forma a ficar registado o peso líquido da quantidade de resíduo transportada.
A operação segura de um aterro sanitário envolve empilhar e compactar os resíduos sólidos e cobrí-lo diariamente com uma camada de solo. A compactação tem como objetivo reduzir a área ocupada e aumentar a área disponível prolongando a vida útil do aterro.


Comentários sobre o documentário:
-> Parte do lixo recolhido no Brasil vai para aterros sanitários mal feitos.
-> Apenas 11% do lixo vai para locais corretos.
-> E 94% do total de lixo vai para os destinados aterros sanitários!
-> Projeto Criança Canabrava : têm o princípio de tirar as crianças e adolescentes dos lixões e aterros para as escolas.

Principais Aterros do Brasil:
- Aterro Bandeirantes: se encontra na Rodovia dos Bandeirantes, o lixo lá depositado é compactado e o chorume é tratado. Esse aterro recebe cerca de 6 mil toneladas por dia.
- Aterro São Judas: é um aterro que irá substituir o Bandeirantes que já está praticamente lotado e sua vida útil acabando; por isso o São Judas será uma opção.
- Aterro Gramaxo de Caxias: fica localizado no RJ, é um dos maiores por isso recebe manutenção diariamente, há apenas um inconveniente, os urubus que atrapalham.
O lixo desse aterro sanitário é disputado por 60 mil pessoas que sobrevivem dele.
No Gramaxo de Caxias possui uma separação de lixo reciclável e também há depósitos de sucatas e ferro velho.
- Aterro Morro do Céu: é um dos mais poluídos, espera-se arrumar e melhorar a vida útil do aterro. Nesse local trabalham 170 pessoas procurando material reciclável.
- Aterro Metropolitano de Salvador: costuma-se dizer que esse aterro é o modelo para qualquer outro, o lixo que é depositado lá vem princi´palmente de hospitais e indústrias . De 270 kilos de lixo eles conseguem compactar até 1 tonelada.

Um comentário:

Unknown disse...

Atividade realizada com sucesso